EDGAR ALLAN POE - BIOGRAFIA

Edgar Allan Poe (Janeiro de 1809- 7 de Outubro de 1849) um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense.

Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.

Obras

* A Dream (1827)
* A Dream Within a Dream (1827)
* Dreams (1827)
* Tamerlane (1827)
* Al Aaraaf (1829)
* Alone (1830)
* To Helen (1831)
* Israfel (1831)
* The City in the Sea (1831)
* To One in Paradise (1834)
* The Conqueror Worm (1837)
* The Narrative of Arthur Gordon Pym (1838)
* Silence (1840)
* A Descent Into the Maelstrom (1841)
* Tell Tale Heart (1843)
* Lenore (1843)
* The Black Cat (1843)
* Dreamland (1844)
* The Purloined Letter (1844)
* The Divine Right of Kings (1845)
* The Raven (1845)
* Ulalume (1847)
* Eureka (1848)
* Annabel Lee (1849)
* The Bells (1849)
* Eldorado (1849)
* Eulalie (1850)
* The pit and the pendulum (1842)
* William Wilson (1839)

As obras mais conhecidas de Poe são Góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifação, a reanimação dos mortos e o luto. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo negro, uma reação literária ao transcendentalismo, o qual Poe fortemente não gostava.

Além do horror, Poe também escreveu sátiras, contos de humor e hoaxes. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do rídiculo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural. De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou, e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".

Poe escreveu muito de seu trabalho usando temas especificamente oferecidos para os gostos do mercado em massa. Para esse fim, sua ficção incluiu muitas vezes elementos da popular pseudociência, como frenologia e fisiognomia.